BMW R 1250 GS


BMW R 1250 GS

A tão aguardada BMW R 1250 GS chegou finalmente ao Brasil. A revenda Caltabiano em São Paulo cedeu para o Riding Skills o modelo HP (que substituiu a Rallye). Este modelo é bem alegre, cor branca e azul com grafismo azul e vermelho e rodas com aro na cor dourada. A grande novidade está no motor com comando de válvulas com abertura variável na admissão denominado Shift Cam e o aumento da cilindrada que passou de 1170 cc para 1254 cc. Com isso temos 18,5 Nm a mais de torque e 11 HP a mais de potência. Na geometria temos um aumento em 1,8 cm na distância entre eixos. As cores e grafismo deixaram a nova GS menos sóbria e mais agressiva.
O modelo HP é completo, suspensões semi-ativas com regulagem eletrônica, tela TFT, shift assistant e assistente de saída em subidas. Ao sentar na motocicleta tive a sensação de ser um pouco mais baixa que a 1200, dei a partida e sai esquecendo do assunto, o motor gira suave em baixas rotações quase sem vibração e silencioso, a nova corrente dentada do comando de válvulas contribui. Logo nos primeiros quilômetros de estrada já dá para perceber que o motor empurra forte e sobe de giro muito rápido mas de maneira constante. Aqui no Brasil ela vem equipada com os pneus Michelin Anakee Adventure que segundo a Michelin é 70% asfalto e 30% terra. No teste no asfalto ele dá agilidade a mudanças de direção e deita fácil na tomada da curva, como tem mais biscoitos por ser de uso misto ele ronca um pouco. As suspensões semi-ativas não são novidade, mas notei que a moto estava mais “macia” que a última GS 1200 testada, dava a impressão que tinha pouca pré-carga na mola, mesmo usando a regulagem Dynamic Pro onde as válvulas de compressão e retorno endurecem o curso dos amortecedores ela continuou mais “macia” (lembrando que nos modelos mais recentes as opções de regulagem da mola são “automática “,”mínimo” e “máximo “). Além de ficar mais “macia”, colocá-la no cavalete ficou mais pesado, dando a impressão que é mola mesmo, já que na ficha técnica está escrito que a altura até o banco é a mesma da GS 1200. Já tinha comentado quando testei a novidade da regulagem automática da pré-carga da mola que além da opção mínimo e máximo, deveria ter mais opções para quem quiser usar um pouco mais de carga.
A motocicleta mais vendida no mundo na sua categoria não pode parar de evoluir para se manter no topo e as vezes parte dessa evolução pode não agradar alguns.
A tela TFT como já comentado em matérias anteriores fornece uma série enorme de informações e é conectiva com o celular e capacetes (piloto e garupa) e ainda pode-se usar o aplicativo ” BMW motorrad connect “, haja informação. Apesar de a motocicleta estar mais potente melhorou mais ainda a economia de combustível, algo próximo a 0,4 km/l no ritmo de teste.
Com o plug-in instalado os modos de pilotagem são “Rain”,”Road”, “Dynamic Pro” e “Enduro Pro”, em todos os modos dá para customizar o despejo de potência, o controle de tração e o ABS (este entra em funcionamento mesmo com a moto inclinada), a válvula de encher o pneu agora está colocada na posição inclinada, muito mais fácil de calibrar.
Na estrada

Na auto estrada manteve o mesmo conforto com ótima proteção de vento, nas estradas sinuosas é muito divertida e fácil de pilotar, com ótima estabilidade e continua muito firme mesmo em terrenos irregulares apesar de “mais macia”, não dá sustos e a maior potência aliada ao shift assistant ficou mais seguro ainda fazer ultrapassagens.
As pinças de freio agora vem escrito BMW, de fato não são mais da marca Brembo, mas sim de fabricação americana Hayes.

Na rua

No dia a dia, apesar do porte, vai muito bem, o motor não passa calor para o piloto, e o comando variável tornou a motocicleta mais econômica.
O assistente de subida funciona muito bem, ao parar é só apertar duas vezes o manete do freio para ativar, para sair ou se aperta e solta o freio ou simplesmente engata a primeira marcha e saia que ele desativa.

Conclusão

As mudanças feitas vão com certeza mantê-la no topo de vendas, e o novo motor é o principal responsável. A motocicleta é completa, você só precisa encaixar o GPS e as malas, nenhuma outra marca de motocicleta oferece isso. Uma observação importante, o modelo HP vendido no exterior é mais focado para o fora de estrada, suspensões com curso mais longo (o mesmo do modelo Adventure), pneus de trilha, banco único para facilitar a pilotagem na trilha, para-brisa menor, pedaleiras serrilhadas e maiores (facilita pilotar em pé e evita escorregar), protetores no quadro para evitar riscos ( no fora de estrada com as botas de trilha e pilotando em pé risca fácil) e ausência de alguns itens para aliviar peso como cavalete central e pedaleiras do garupa. Aqui a maioria dos compradores não vai nem chegar perto de trilha, ou no máximo pegar algumas estradas de terra, mas não vão fazer trilha, lembrar que, país tropical, com terra roxa e chuva com uma moto de mais de 240 kg, não se anda nem 20 metros antes de ir ao chão, portanto os pneus mistos são suficientes. Por esta razão o modelo vendido aqui tem a mesma configuração do modelo Exclusive, com pequenas diferenças, mantiveram os protetores do quadro e as pedaleiras de trilha, aliás pilotar em pé com o suporte do GPS na posição correta não dá para enxergar a tela TFT.
Ficha Tecnica
Motor
Tipo
Motor boxer bicilíndrico a quatro tempos de refrigeração ar/líquido, 8 válvulas e sistema variável de distribuição BMW ShiftCam.
Diâmetro/curso
102,5 mm x 76 mm
Cilindrada
1.254 cc
Potência máx.
136 cv (100 kW) à 7.750 rpm
Binário máx.
143 Nm à 6.250 rpm
Taxa de compressão

12,5: 1
Carburação/gestão do motor
Injeção eletrônica
Controlo da emissão de gases
Conversor catalítico de 3 vias, compatível com a norma de emissões EU-4
Sistema elétrico
Alternador
Trifásico de 510 W (potência nominal)
Bateria
12 V/11,8 Ah, sem manutenção
Transmissão
Embreagem
Multidisco em banho de óleo, acionada hidraulicamente.
Transmissão
Seis velocidades com veio de sincronização
Transmissão secundária
Cardã
Ciclística/Freios
Quadro
Conceito de quadro bipartido com seção principal e com a traseira aparafusada, motor autoportante
Suspensão dianteira
Telelever BMW Motorrad, diâmetro das bainhas 37 mm, amortecedor central
Suspensão traseira
Monobraço oscilante em alumínio fundido com Paralever BMW Motorrad; amortecedor WAD (amortecimento dependente do curso), afinação hidráulica contínua da pré-carga da mola por manípulo, afinação da expansão por manípulo.
Curso dianteiro/traseiro
190 mm / 200 mm
Distância entre eixos
1.525 mm
Avanço
99,6 mm
Ângulo da coluna de direção
64,5°
Rodas
Alumínio fundido
Roda dianteira
3,00 x 19″
Roda traseira
4,50 x 17″
Pneu dianteiro
120/70 R 19
Pneu traseiro
170/60 R 17
Freio dianteiro
Dois discos flutuantes, diâmetro de 305 mm, pinças radiais de quatro pistões
Freio traseiro
Disco simples, diâmetro de 276 mm, pinça flutuante de pistão duplo.
ABS
ABS Integral BMW Motorrad (parcial-integral, pode ser desligado)
Dimensões/pesos
Altura do banco, sem carga (Versão Básica / Versão Exclusive)
850 / 870 mm
Arco interior das pernas do condutor, peso sem carga (Versão Básica / Versão Exclusive)
1.870 / 1.910 mm
Capacidade do tanque de combustível
20 l
Reserva
Aprox. 4 litros
Comprimento
2.207 mm
Altura (sem espelhos)
1.430 mm
Largura (com espelhos)
952 mm
Peso (combustível, óleo e fluidos)
249 kg
1)
Peso máx. permitido
460 kg
Carga máx. (com equipamento de série)
216 kg
pé com o suporte do GPS na posição correta não dá para enxergar a tela TFT.

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