BMW R 1250 RT
A BMW acaba de apresentar no Brasil a BMW R 1250 RT, são dois os modelos disponíveis, a RT e a RT denominada de Opcional 719 que além da cor metálica, possui itens com design exclusivo.
A motocicleta como todas as BMW é muito equilibrada, ótima em curvas, absorve bem as irregularidades do nosso piso e é rápida, graças ao motor de 136Hp, o mesmo que equipa a GS1250, a aerodinâmica ajuda bem, de forma que dá para pilotar com todo conforto e segurança, e a roda de aro de 17 polegadas na dianteira permite contornar curvas com agilidade.
Ela vem equipada com o shift assistant que possibilita trocar as marchas para cima e para baixo sem o uso da embreagem, além do conforto ganha-se tempo nas ultrapassagens. As suspensões semiativas com regulagem eletrônica permite a regulagem das válvulas de compressão e retorno em dois modos, Road e Dynamic, já a pré-carga da mola a regulagem é automática, de acordo com o peso. Os modos de condução não três, Rain, Road e Dynamic.
Complementando a parte eletrônica, o controle de tração pode ser desligado, vem com assistente de partida em subida, e usa o sistema Keyless, chave por presença.
A motocicleta importada da Alemanha é muito bem acabada e já vem com as malas laterais, pára-brisa com regulagem de altura elétrica, rádio com auto falantes no painel e faróis auxiliares. Vem com aquecimento de punho e de banco. As partes plásticas são impecáveis, não fazem nenhum barulho, mesmo andando nas ruas esburacados de São Paulo.
Não foi desta vez que colocaram a tela TFT, vai ficar para o modelo 2021, mas o painel é bonito e com todas as informações, inclusive mantém duas informações importantes que foram abolidas na GS, continua com trip 1; trip 2 e trip automático, e, consumo médio e consumo instantâneo, além de bluetooth que possibilita conectar o capacete do piloto e do garupa.
Estrada
É o seu habitat, estável, silenciosa, acelera muito bem com torque de sobra, contorna curvas de alta com muita segurança e não faz feio nas curvas de baixa, graças principalmente ao baixo centro de gravidade e a roda de aro 17” na dianteira. Dando uma breve acelerada atingiu facilmente 220 km/h, ou seja, tem motor de sobra para a sua categoria.
Na chuva o comportamento foi muito bom e a ótima proteção de vento contribui muito, mesmo com chuva forte, quase não molhou a roupa e nem as luvas, os defletores localizados na carenagem desviam bem o vento e chuva.
No dia a dia
Não foi feita para este uso, o grande porte atrapalha no trânsito, mas absorve bem os buracos e não transfere calor para o piloto.
Conclusão
Uma moto feita para viagens e com espaço e conforto para piloto e garupa, O tanque de combustível com 25 litros garante ótima autonomia. O top case opcional vem com encosto. Tem muito espaço para a bagagem, e aliados aos itens já comentados acima, é puro prazer. Os alto-falantes no painel são uma opção quando se está andando devagar, na estrada o melhor é escutar música no capacete.
DADOS TÉCNICOS
Motor
Tipo
Motor boxer bicilíndrico a quatro tempos de
refrigeração ar/líquido e sistema variável de
distribuição BMW ShiftCam.
Diâmetro/curso
102,5 mm x 76 mm
Cilindrada
1.254 ccm
Potência Máxima
136 cv às 7750 rpm
Torque máx.
143 Nm às 6250 rpm
Taxa de compressão
12,5 : 1
Carburação/ gestão do motor
Injeção eletrônica
Controle de emissão de gases
Conversor catalítico de 3 vias, compatível com a
norma de emissões EU-4
Sistema elétrico
Alternator
Trifásico de 508 W (potência nominal)
Bteria
12 V / 12 Ah, sem manutenção
Transmissão
Embreagem
Multidisco em banho de óleo, acionada
hidraulicamente
Caixa de velocidades
Seis velocidades com veio de sincronização
Transmissão secundária
Cardã
Ciclística/freios
Quadro
Conceito de quadro bipartido com seção principal e
com a traseira aparafusada, motor autoportante.
Suspensão dianteira
Telelever BMW Motorrad, diâmentro das bainhas
37 mm, amortecedor central
Suspensão traseira
Monobraço ocilante em alumínio fundido com
Paralever BMW Motorrad; amortecedor WAD
(amortecimento dependente do curso), afinação
hidráulica contínua da pré-carga da mola por
manípulo, afinação da expansão por manípulo
Curso dianteiro/traseiro
120 mm / 136 mm
Distância entre eixos
1.485 mm
Avanço
116 mm
Ângulo da coluna de direção
64,1°
Rodas
Alumínio fundido
Roda dianteira
3,50” x 17”
Roda traseira
5,50” x 17”
Pneu dianteiro
120/70 ZR 17
Pneu traseiro
180/55 ZR 17
Freio dianteiro
Dois discos flutuantes, diâmetro de 320 mm,
pinças radiais de quatro êmbolos
Freio traseiro
Disco simples, diâmetro de 276 mm, pinça
flutuante de êmbolo duplo
ABS
ABS Integral BMW Motorrad (parcial-integral)
Dimensões/Peso
Altura do banco
805/825 mm (EO banco baixo: 760/780 mm; EO
banco alto: 830/850 mm)
Arco interior da perna do condutor
1810/1850 mm (EO banco baixo: 1740/1780 mm;
EO banco alto: 1875/1915)
Tanque de Combustível
Aprox. 25 l
Reserva
Aprox. 4 l
Comprimento (entre para-lamas)
2.222 mm
Altura (até vidro defletor)
Mín. 1,405 mm; máx. 1,570 mm
(Style Sport: mín. 1,360 mm; máx. 1,480 mm)
Largura (incl. espelhos)
985 mm
Largura (entre malas)
990 mm
Peso sem carga, pronto para a estrada,
depósito cheio 1)
279 kg ¹
1)
Peso total permitido
505 kg
Carga útil (com equipamento de série)
226 kg
Excelente motocicleta mas, não entendo o posicionamento de mercado dela pela BMW. Os preços por serem importadas ficaram fora de mercado, na minha opinião.
Que evolução em relação aquela RT que tive a 25 anos atrás…
Tudo, motor, suspensões, quadro. Evolução enorme.
Tudo, motor, suspensões, quadro, freios, eletrônica embarcada.