A nova gasolina 2


Nova gasolina

A ANP divulgou a Resolução No 807 especificando a gasolina que será distribuída em todo território nacional a partir de Agosto de 2020.
A partir do próximo mês de agosto teremos uma pequena mudança na nossa gasolina que segundo a Petrobras resultará em uma economia de 6% no consumo.
A nova Resolução define a densidade e a octanagem do combustível, a densidade terá que ser no mínimo 715 kg/m3. A octanagem foi apenas normatizada, não sofrendo alteração em relação a gasolina atual por já ser alta em função da grande quantidade de etanol misturado (27% na comum e aditivada e 25% na Premium, a octanagem mínima permacece em 93 ROM para a comum e aditivada, e 97 ROM para a Premium). A ANP soltou a Resolução para evitar que a gasolina importada viesse de má qualidade. Como já comentado no Riding Skills, a gasolina europeia é bem mais econômica do que a nossa, por volta de 15% atualmente, mesmo com a mudança ainda fica um gap significativo, isto é basicamente em função do excesso de etanol misturado a gasolina, já que na europa a mistura de etanol é de 10%.
Vamos esperar e conferir esta alteração, esperamos que melhore não só o consumo mas o desempenho também, já que o aumento de densidade segundo os tecnicos melhora o desempenho.
Contatamos a Petrobras para saber qual é a densidade da gasolina atual para poder fazer o comparativo, mas até o momento não tivemos resposta.
Apesar da melhora divulgada, continuamos fora dos padrões internacionais, ou seja, nossa gasolina não é formulada com o princípio de obter bom desempenho com economia, ela é formulada para atender os usineiros de açúcar e álcool, ou seja, o Brasil continua o mesmo, onde a manteiga não é manteiga, o leite não é leite, a agua potável nao é agua potável e a gasolina não é gasolina, deveria ser chamada de gasálcool.


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