BMW R 1250 GS
2019
Já não é mais segredo. A nova BMW R1250GS está a caminho.
O que se fala é que terá comando de válvulas variável e a cilindrada aumentada para 1254c.c., gerando por volta de 136 hp. Era preciso aumentar a potência? Não, a K50 já tem potência mais que suficiente, mas a concorrência está aumentando a cavalagem e o fabricante da big trail mais vendida no mundo não pode ficar para trás. O comando de válvulas variável é bem vindo, ajuda na economia de combustível e aumenta o torque em baixas rotações . Motocicleta com comando de válvulas variável,conheço bem a Honda VFR 800, motor V4 e com comando de válvulas variável. No caso da Honda êle funciona da seguinte maneira, até 7500 rpm só abre duas válvulas por cilindro e a partir daí abre as outras duas válvulas por cilindro, resultado, ela dá um coiçe, o motor ronca grosso e aquela moto com jeito de gato vira onça, é só prazer de pilotar.
Vamos ver como vai funcionar esta inovação na GS, que já tem um ótimo torque. Ao que parece, diferentemente da Honda VFR todas as válvulas vão abrir desde o início , só que elas vão abrindo aos poucos. A medida que se aumenta a aceleração elas vão abrindo mais até chegar na abertura ideal de maneira a despejar a potência com suavidade.
É esperar para ver, vamos ficar de olho no Salão de Colonia em Outubro, provávelmente ela vai estar lá.