Ducati Multistrada 1200 Enduro 2018 2


Ducati Multistrada 1200 Enduro
2018

A Ducati multistrada 1200 Enduro chama atenção logo a primeira vista, é linda, ar robusto e muito bem acabada. Veio para concorrer diretamente com a BMW R 1200 GS, Triumph Explorer XCx, KTM 1190 e Yamaha Super Ténéré 1200 DX (todas com rodas de aro 19 polegadas na dianteira), segmento este que não para de crescer no mercado mundial.
Este novo motor que nasceu em 2017 vem com comando de válvulas variável, é mais liso, mais potente, vibra menos, tem mais torque e é mais econômico. Tudo nele ficou melhor. São 152 hp e 129 Nm de torque a 7500 rpm.
Equipada com rodas de aro 17″ na traseira e pneu 160/70, e aro 19″ na dianteira 120/70, exatamente as mesmas medidas das concorrentes diretas a exceção da Yamaha. O tanque de combustível é de 30 litros, mesmo em ritmo de teste o consumo foi de 18km/l, tem autonomia de sobra. É equipada com sistema keyless (só se usa a chave para abrir o tanque de combustível o banco e as malas), vem com faróis auxiliares, amortecedor de direção, para-brisa regulável, aquecedor e protetor de manoplas, cavalete central, tomada de força, protetor de queda, pedaleiras com cravos cobertas com borracha (sentado, os pés ficam apoiados na borracha, ao ficar em pé numa trilha, a borracha cede e os cravos encostam na sola) e pedal do freio com duas posições para facilitar no off Road, enfim, é completa.

O acabamento é muito bom e como é tendência nesse segmento, vem com suspensões semi ativas (DSS- as suspensões se auto regulam dentro do modo escolhido dependendo do piso) com regulagem eletrônica, e acelerador ride by wire (sem cabo) o que permite mudar a forma de despejar a potência.
Além das regulagens pré programadas de pré-carga da mola, compressão e retorno das suspensões, tudo é customizável à escolha do piloto. São customizáveis também o controle de tração (DTC) com 8 níveis sendo o 1 o menos sensível e o 8 o mais sensível, os freios (ABS) com 3 níveis e off sendo o nível 1 o menos sensível e o 3 o mais sensível, este sistema atua com a moto inclinada também, o anti wheelie (DWC), sistema que mantem a moto freada quando parada (VHC) e o modo de condução.
Para cada modo de condução (Sport, Touring, Urban, e Enduro), pode-se escolher a regulagem que melhor atenda ou deixar no default (regulagem de fábrica).
O painel é completo (tela TFT de cinco polegadas) e tem quatro opções de layout de tela de modo a mostrar o que é mais importante para cada tipo de uso. Se o backlight estiver no “auto” no escuro a cor de fundo do painel inverte, passa a ser preta.
A tela é conectiva, tem bluetooth e dá para parear 2 celulares, capacete piloto e garupa, e GPS.
A Ducati elaborou um aplicativo muito interessante chamado Ducati Link, foi desenvolvido para os modelos com motor 1260, mas funciona bem em qualquer motocicleta, vale a pena experimentar.”
A moto testada estava equipada com malas laterais sendo a da esquerda com capacidade de 45 litros e a da direita 40 litros. Há também a opção de um top case de 38 litros. Na mala esquerda cabe um capacete full com intercomunicador.
Ao dar a partida, nota-se aquela característica Ducati, dá a impressão que a bateria vai arriar, mas é só impressão. Você senta dentro da moto e não em cima, e à frente, as pernas ficam levemente recuadas e o guidão na medida, ótima ergonomia.O banco não tem regulagem na altura, porém tem como opcional um banco mais baixo. Nos primeiros quilômetros já dá para perceber toda a melhora no motor.
Rodamos aproximadamente 700 quilômetros por estradas variadas e pelas ruas de São Paulo.

Na Estrada

Na estrada o comportamento é muito bom, nas retas a condução é confortável, a frente não fica leve em alta velocidade, o motor vibra pouco e a proteção de vento é boa, não gera turbulência (o acelerador é preciso, mas por ser sem cabo achei um pouco duro), para uma moto destinada a grandes viagens o banco deveria ser mais macio. A partir de 5500 rpm o comando de válvulas variável mostra a que veio, o motor enche e sobe de giro rapidamente parece mais uma esportiva, não é à toa que tem a opção de lap timer, dá para participar de track days desde que se coloque pneus mais adequados. A ciclística é um dos pontos fortes, muda de direção com facilidade e nas tomadas de curvas é só apontar para a tangência que ela obedece, é bem neutra, não quer cair para dentro na tomada da curva e nem é preciso se esforçar para colocá-la no traçado. A frente é colada no asfalto, e absorve bem as irregularidades transmitindo confiança, graças principalmente as suspensões. É só prazer contornar as curvas de uma estrada sinuosa, principalmente com o nível de combustível abaixo da metade. Para cada modo de condução é nítido a mudança de comportamento, portanto é importante estar com a regulagem certa. As nossas estradas, mesmo aquelas com asfalto novo têm ondulações e é importante estar com a regulagem adequada para cada situação. Isto faz toda a diferença, entre conforto e segurança, entre sofrer ou não um acidente, então use e abuse das regulagens.
Na chuva ela protege bem o piloto, o protetor de cárter protege da água jogada pela roda dianteira e a traseira é bem protegida, não joga água no banco, por exemplo.

Na Cidade

No dia a dia na cidade ela passa bem entre os veículos, o guidão esterça bem e usando um modo de condução adequado, “Touring “ou “Urban” ela absorve muito bem as irregularidades do piso e roda suave com conforto, em dias quentes e transito pesado o calor vindo do motor prejudica um pouco, mas é suportável.
Quando estiver com as malas laterais é bom ter em mente que elas são um pouco mais largas que o guidão.
Colocar a Ducati no cavalete central com as malas não é tarefa das mais fáceis

Conclusão

A marca vem melhorando cada vez mais seus produtos, é uma moto robusta, confiável, muito potente, além de ser muito bonita. Ducati significa esporte na veia. Para quem gosta de pilotar ao invés de dirigir é uma ótima pedida.

Sugestão de regulagem para pilotagem em estrada só piloto e sem malas.

Modo de pilotagem: Sport
Motor: High
DCT: 5 (na estrada é melhor ter mais segurança)
ABS: 2 idem
DWC: 4 idem

Suspensões

Suspensão dianteira
Compressão e retorno: Harder

Suspensão traseira
Compressão e retorno: Harder
Pré-carga: 14 (piloto com aproximadamente 85kg)

Ficha técnica

Motor
Tipo: Testastretta com distribuição de válvulas variável, cilindros L-Twin, 4 válvulas por cilindro, desmodromico, refrigeração líquida, 1198,4 cc.
Taxa de compressão: 12.5:1
Potência: 152 hp @ 9250 rpm
Torque: 128 Nm @ 7500 rpm
Injeção eletrônica de combustível

Transmissão: 6 marchas, relação final por corrente

Suspensão dianteira
DSS com ajuste eletrônico em compressão e retorno
Curso: 200 mm

Suspensão traseira
DSS com ajuste eletrônico em compressão, retorno e pré-carga da mola
Curso: 200 mm

Dimensões
Altura do banco: 870 mm
Distância entre eixos: 1594 mm
Angulo do garfo: 25 graus
Trail: 110 mm
Peso: 225 kg a seco


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