BMW R1250 GSA vs BMW R1250 GSA low suspension
Duas motocicletas aparentemente idênticas, mas com uma única diferença, o modelo low suspension tem 20 mm a menos no curso das suspensões.
Esta pequena sutileza faz diferença e não é tão pouca. Em primeiro lugar a altura em relação ao solo reduzida em dois centímetros é perceptível assim que se senta na motocicleta, dependendo da estatura da pessoa isto ajuda bem. Mas como toda motocicleta, qualquer mudança que afete a geometria reflete na condução, seja na estabilidade, agilidade, etc.
O curso mais curto das suspensões deixa a moto mais parecida com a GS, um pouco mais rígida e com o centro de gravidade mais baixo. Isto faz com que seja mais firme no asfalto principalmente numa pilotagem mais esportiva, enquanto que com o curso mais longo vai melhor no fora de estrada, absorve melhor as imperfeições das estradas de terra e passa melhor pelos obstáculos.
Essa redução na altura exige alterações na medida dos cavaletes, caso contrário ficaria quase impossível colocar a moto no cavalete central e no cavalete lateral ela ficaria muito na vertical podendo tombar (ver fotos).
O modelo com suspensões de curso mais longo deixa a moto mais macia e a maior altura do solo dá a impressão que não haverá obstáculo intransponível à frente
Conclusão
Como a Adventure foi concebida para um uso mais aventureiro sem escolher o caminho, as suspensões com curso maior fazem mais sentido, a não ser que a altura seja um verdadeiro empecilho.
Olá a todos.
Apenas uma dúvida sobre a foto com os cavaletes recolhidos.
A GSA que possui a suspensão baixa é a da foto onde o cavalete fica mais recuado em relação ao pneu traseiro?
Logo, as GSA que tem o cavalete mais longo são as que mantem a altura tradicional, sem a redução dos 20mm da suspensão?
Certo?
Obrigado
Exatamente.