Honda GL1800 DA Gold Wing 2019 4


Honda GL1800 DA
Gold Wing
2019

Há tempo sem andar de Gold Wing, estava ansioso para testar o novo modelo cedido pela revenda Japauto em Alphaville. Tive o privilégio de andar em todos os modelos com modificações impactantes, desde a primeira Gl1000 de 1075, passando pela GL 1200 da década de 80, Gl1500 da década de 90, GL1800 da década de 2000 e agora a GL1800 lançada em 2018.
Os modelos foram Crescendo de tamanho e cilindrada, sendo que o de maior porte foi a GL1500, ainda com quadro de aço, depois veio a GL1800 com quadro, de alumínio e um porte um pouco menor, e agora a última versão bem menor e mais leve.
Tudo é novo na nova Gold Wing, o motor ficou mais compacto e aliado a nova suspensão dianteira onde a roda trabalha na vertical, permitiu o piloto ficar posicionado mais à frente distribuindo melhor o peso, a suspensão dianteira tem uma certa semelhança com a da BMW K1600 GTL, não é garfo telescópico mas sim o que chamaram de” double wishbone” com um único amortecedor.

A motocicleta não só ficou mais ágil e esportiva como o conforto aumentou em função das suspensões principalmente a dianteira, não transmite nenhuma vibração ao guidão e não afunda nas frenagens, é a primeira Gold Wing com regulagem eletrônica do dumping além da pré-carga da mola, para completar vem equipada com o câmbio de dupla embreagem de sete marchas, ou seja conforto absoluto. Este cambio automatizado sem o manete da embreagem ficou bom neste tipo de motocicleta, o sistema de áudio é novo, agora com bluetooth, antes era cabo ligado aos capacetes e radio amador. Os faróis são de Led com ótima iluminação. O painel é completo com todas as informações inclusive pressão dos pneus, muito útil.
A estrada, lógico, é o habitat natural da Gold Wing, numa tocada tranquila escutando música ou conversando com a garupa.
Logo nos primeiros quilômetros já dá para sentir a nova suspensão dianteira, nada de vibração no guidão, conforto complementado pela regulagem eletrônica das suspensões tanto na pré-carga da mola como no dumping, através dos modos de pilotagem “Tour”,”Sport”, Econ” e “Rain”. Cada modo altera o dumping, o controle de tração e o despejo da potência.
A pré-carga da mola é ajustável em quatro posições, “piloto”, “piloto e mala”, “piloto e garupa”, “piloto garupa e mala”.
O câmbio de dupla embreagem automatizado tem a opção de se mudar as marchas manualmente através de duas teclas no punho esquerdo. O pára-brisas é regulável em altura eletricamente, e os bancos são aquecidos. Os Freios ABS são conjugados e atuam nas rodas dianteira e traseira quando se usa o manete e ou o pedal.
O sistema de som agora é por Bluetooth, tudo é conectivo, intercomunicador piloto e garupa, telefone,CarPlay com diversas funções inclusive GPS. Com quatro alto falantes, dois na frente e dois no banco da garupa pode-se escutar música através destes ou pelo capacete, é só escolher. A Gold Wing ficou menor e mais leve, cerca de 40kg dependendo do modelo e acessórios. O espaço para bagagem através das duas malas laterais e do top case (ambos abrem eletricamente e o topcase tem luz),ficou menor mas nem por isso é pequeno e o Rack traseiro vendido como acessório é muito útil e há uma mala de tecido onde se pode colocar coisas leves como roupa de chuva, luvas, par de tênis, etc. o garupa só vai reclamar do espaço para bagagem se estiver acostumado com o modelo anterior.
O sistema de ignição keyless é muito prático, é só girar para a direita o botão no painel desde que a chave esteja numa distância curta. A Gold Wing inovou também no sistema de ré, acrescentou o walking, facilitando muito as manobras em espaços pequeno e em desnível. O Assistente de parada em subida também está presente.

Estrada
A Gold Wing foi feita para a estrada, seja ela autoestrada com longas retas e curvas de raio longo ou de mão simples e sinuosa. O asfalto sendo bom é um prazer dirigir curtindo a paisagem e escutando uma boa música, a longa distância entre eixos aliada a qualidade dos chassis que não torce e das suspensões rígidas fazem ela contornar curvas de raio longo com muita segurança. Nestas condições o modo “Tour” é o mais aconselhável, deixe no automático que as marchas vão mudando suavemente tanto para cima como nas reduzidas, sem trancos. Com 126 cv e 17,3 kgf.m de torque o motor empurra forte.
Nas estradas sinuosas numa tocada mais esportiva, a melhor opção é colocar no modo “Sport” para deixar as suspensões mais rígidas, e usar o câmbio no modo “Manual”, dá para contornar bem as curvas e colocar a marcha certa no momento certo (numa tocada esportiva quem tem que escolher o momento de trocar as marchas é o piloto e não a motocicleta),gostei muito.
O consumo durante o teste foi de 16,5 km/l, muito bom para o porte da motocicleta de forma que o tanque de 21 litros se mostrou adequado.
Na rua
Lógico que ela é grande para passar no meio dos carros, mas dá para usar no dia a dia se for preciso, não passa calor para o corpo, como as motos esportivas por exemplo.

Conclusão

A Gold Wing reina praticamente só neste segmento, até pouco tempo a única concorrente era a Harley Davidson Electra Glyde, agora há a BMW K1600GTL, com uma concepção um pouco diferente, motor em linha etc.
O motor boxer de seis cilindros não vibra absolutamente nada e o centro de gravidade é muito baixo fazendo esquecer os 360kg de peso. E a nova suspensão dianteira veio para ficar, só precisam dar um nome simples para ela, como o telelever da BMW GS e o paralever da BMW GT e GTL.
Enfim, para quem já teve ou tem Gold Wing de modelo anterior vai ficar feliz com a troca, e quem está pensando em adquirir uma Gran Turismo não pode deixar de experimentá-la. Vá a uma revenda Japauto escolher a sua Gold Wing,lá vai encontrar o melhor preço.

Ficha técnica

Motor
Tipo : 6 cilindros opostos OHC
Cilindrada: 1833 centímetros cúbios
Potência :126 cv a 5.500 rpm
Torque : 17,3 Kgf.m a 4.500 rpm

Câmbio
Sete marchas, dupla embreagem, automatizado

Suspensão
Dianteira : Duplo braço, curso de 110 mm
Traseira : Pro Link, curso de 105 mm

Dimensões
Comprimento: 2.575 mm
Largura : 905 mm
Altura do assento: 745 mm
Entre eixos : 1.695 mm

Peso
Peso a seco: 369 Kg


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