Ducati SuperSport S
A Ducati SuperSport S tem um visual muito bonito, a balança traseira de braço único como as Panigale é um charme a mais. As principais diferenças no visual em relação as superbikes são a ergonomia e o pára-brisas regulável. A ergonomia é menos radical, os semi guidões são mais altos, as pedaleiras menos recuadas e o banco um pouco mais largo, tudo isso torna a motocicleta mais confortável de pilotar sem perder o apelo esportivo. Dá para viajar com um certo conforto (inclusive tem malas laterais como acessório), e ao mesmo tempo aproveitar as curvas de uma estrada sinuosa ou um track day, ela tem inclusive o lap timer.
A moto foi cedida pela revenda Caltabiano de São Paulo e durante dois dias rodamos aproximadamente quatrocentos quilômetros pelas mais variadas estradas. O motor de 937cc gera 113 hp, e empurra forte, tem acelerador ride- by -wire, e as suspensões são Ohlins com ajuste de pré-carga, compressão e retorno, tanto na dianteira como na traseira. Os freios são Brembo, ela conta com ABS com três níveis, controle de tração DCT com oito níveis, modo de pilotagem (Urban, Touring e Sport), potência (High, Medium e Low) e para completar vem equipada com o quick shift(DQS) de modo que dá para mudar as marchas para cima e reduzir sem usar a embreagem, acessório muito útil, que pode ser desligado, escolher mudar as marchas só para cima, e para cima e para baixo, que foi o modo usado no teste.
O painel é completo, além de dar todas as informações de praxe, como 2 trip, consumo médio e instantâneo, trip timer, temperatura externa e do motor, pode-se customizar o modo de pilotagem, despejo da potência, nível do ABS e do DTC.
Tem lap timer para cronometrar as voltas na pista, e muito interessante, se colocar um par de pneus com medidas diferentes, tem como recalibrar todas as funções que controlam a motocicleta (velocidade, ABS, DTC, etc.) esta função denominada TSU é muito importante e lógica, todas as motocicletas com eletrônica embarcada deveriam ter esta função. A moto testada não tinha bluetooth, porém se tiver esse acessório é possível conectar celular e capacete (veja na matéria da Ducati Multstrada 1200 Enduro).
Na Estrada
Na estrada é um prazer, principalmente em estradas sinuosas. É muito ágil e fácil de pilotar (desde que esteja com a regulagem das suspensões adequada), nas saídas de curva é só acelerar, o giro sobe com energia e as trocas de marcha com o shift são muito rápidas. Freia bem e o ABS no nível 2 funcionou adequadamente, chega a cantar um pouco o pneu dianteiro antes de entrar em ação e o traseiro também apresentou uma sensibilidade boa, lógico que este nível é para piso seco.
Na auto estrada a posição de dirigir não é cansativa e a bolha regulável em duas posições protege o peito.
O motor vibra mais que as Ducati testadas pelo Riding Skills, mas não chega a ser um problema por ser de baixa frequência, a não ser pelo fato que através dos espelhos fica difícil enxergar quem vem atrás.
As suspensões totalmente reguláveis dão segurança numa pilotagem mais esportiva, desde que bem ajustadas, novamente como em outras motocicletas testadas, a regulagem padrão de fábrica não aceita bem o nosso piso muito ondulado, no final da matéria damos a sugestão de regulagem para uma pilotagem mais segura e sem sustos.
Na Cidade
Como toda motocicleta esportiva o trânsito das grandes cidades não é o lugar ideal para se dirigir, os espelhos são baixos dificultando um pouco a passagem pelos corredores e principalmente no verão o calor vindo do motor e escapamentos é muito forte. Este modelo esterça bem, facilitando as manobras.
Regulagem das suspensões usada no teste
Suspensão dianteira
Pré-carga da mola: 7 voltas partindo do fechado
Compressão: 13 clicks partindo do fechado
Retorno: 4 clicks partindo do fechado
Suspensão traseira
Pré-carga da mola: distância de onde começa a rosca 17 milímetros
Compressão: 13 clicks partindo do fechado
Retorno: 9 clicks partindo do fechado
Obs.: a regulagem da pré-carga da mola é aconselhável usar o método SAG como ponto de partida.
Ficha técnica
Motor
Motor: dois cilindros em L refrigeração líquida, desmodrômico
Cilindrada: 937 cc
Potência: 113 hp @ 9.000 rpm
Injeção de combustível: sistema elétrico Ride-by-Wire
Transmissão
Caixa de câmbio: 6 velocidades
Embreagem: úmida, operada mecanicamente, ação deslizante
Chassi
Chassi: tubular
Suspensão dianteira: Ohlins 48 mm, totalmente ajustável, curso de 130mm
Suspensão traseira: monobraço, Ohlins totalmente ajustável, curso de 144 mm
Pneu dianteiro: 120/70-ZR17
Pneu traseiro: 180/55-ZR 17
Dimensão e Peso
Peso em ordem de marcha: 210kg
Altura do banco: 810 mm
Distância entre eixos: 1478mm
Tanque de combustível: 16 L
Bom dia! Por favor, como ponto de partida, além do SAG, qual o peso o condutor para as regulagens de suspensão que foram utilizadas? Como as regulagem foram feitas para estrada, meu caso, seria um bom ponto de partida. Obrigado,
Dener, o SAG é o ponto de partida, como a regulagem padrão das suspensões, que vem de fábrica no ponto médio. A partir deste ponto vai da sua sensibilidade, você pode endurecer se sentir necessidade numa pilotagem mais agressiva ou diminuir a carga se estiver no piso molhado, e assim por diante.
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