BMW F 850 GS 2


BMW F 850 GS

A BMW F 850 GS 2019 lançada no Brasil recentemente é nova em tudo se comparada ao modelo anterior, motor, geometria, peso e até a localização do tanque de combustível.
O tanque que era embaixo do banco e foi para frente, as rodas são para pneus tubeless (sem câmera).
A suspensão agora é ZF, semi ativa como no modelo anterior, com regulagem eletrônica, mas só na traseira, a dianteira não tem regulagem. O modelo testado, cedido pela revenda Caltabiano de São Paulo é o Premium TFT, vem completo ou quase completo, tem tela TFT, e suporte para GPS. Um fator que sempre me agradou nas BMW é que já vem completa, você só precisa colocar o GPS no suporte e as malas.
Neste modelo, notei a ausência do protetor de mão e do cavalete central, mas no resto é completa e muito bem acabada, aquecedor de manoplas, Cruise control, enfim não é preciso repetir, não falta nada. Dando a partida já dá para notar o novo motor, o ronco é suave mas com personalidade. Os modos de pilotagem são, “Rain”,”Road”,”Dynamic”,”Enduro” e “Enduro Pro” se tiver plugado o codificador. O Damping tem os seguintes modos, “Road”, “Dynamic” e “Enduro”, com o plug-in instalado tem a mais a opção “Enduro Pro”. A pré-carga da mola tem a opção “Piloto”, “Piloto e mala”, e “Piloto mala e garupa”. Com o plug-in instalado também é possível programar a resposta do acelerador, o controle de tração (DCT) e o ABS.
Saindo na cidade escolhi o modo de pilotagem “Road”.
Como a maioria das big trail, vai muito bem no trânsito, o guidão passa por cima dos espelhos da maioria dos carros, esterça muito e o que chamou a atenção foi o fato que este motor não transmite calor para as pernas como no modelo anterior, muito confortável.
Vamos para a estrada. Passando para o modo Dynamic, o acelerador ride by wire responde na hora, a vibração do motor é menor que no modelo anterior, aos 5.200 rpm a vibração é bem pequena e estamos a 130Km/h, 0 para-brisa pequeno protege só o peito. Saindo da auto estrada e entrando nas estradas sinuosas ela mostra toda sua agilidade. Aro de 21″ na dianteira tem um efeito giroscópio maior, as mudanças de direção são menos ágeis e tendem a abrir a curva, no caso desta GS o efeito é bem menor, com certeza o fato de não ter câmera contribui (câmera pesa).
Contorna muito bem as curvas, tem torque de sobra nas acelerações e nas freadas o longo curso da suspensão faz a frente afundar, mas sem assustar (opção de regulagem na dianteira seria muito bem vinda), freia muito bem e o freio traseiro tem uma sensibilidade muito boa.
Passando para o fora de estrada, no modo Enduro ela foi muito bem, a suspensão dianteira é firme, não deu final de curso e ao mesmo tempo absorveu bem as irregularidades. Este teste na terra ficou um pouco prejudicado porque a moto não estava com o pluga in instalado de modo que não deu para fazer os ajustes necessários como regular o controle de tração, por exemplo.
O consumo em ritmo de teste foi de 18 Km/h, com tanque de 15 litros tem uma boa autonomia.
A potência do motor, pelo que está escrito no site brasileiro é inferior ao escrito no site internacional, 80Hp contra 95Hp (15 HP? Deve ter algo errado).
Sobre a tela TFT, ela possui todas as informações (veja matéria tela TFT),
Dá para parear o telefone, capacete do piloto e capacete do garupa, pode fazer e receber ligações e escutar música, e caso você não esteja usando um GPS ela faz este serviço, é só baixar o aplicativo BMW MOTORRAD Connected, e tudo sem tirar a mão do guidão. Muito útil e fácil de usar, é só baixar os mapas colocar o endereço desejado e a tela sinaliza o caminho, muito interessante, e além disso mostra os limites de velocidade.


 

 

 

 

 

 

 

Conclusão:
Quem adquire uma big trail com aro de vinte e uma polegadas na dianteira é porque costuma andar por todo tipo de terreno.
Com tudo que GS oferece a um preço de tabela de $50.950,00 é uma ótima opção. Uma moto muito efetiva, ótima no dia a dia, muito divertida na estrada e vai muito bem na terra, ou seja, uma ótima opção para o nosso chão.






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