[WRGF id=1910]
Honda CRF 1100L África Twin ADV Sport ES
Considero dois tipos distintos de Big Trail no mercado. As com rodas dianteiras com raio de 19” que se comportam melhor no asfalto, e as com roda dianteira com aro de 21”, que se comportam melhor no fora de estrada. A Honda África Twin 1100 ADV vem equipada com roda dianteira de 21” e pneus sem Câmara, ou seja, mais focada no offroad, mas que atende muito bem em qualquer situação, ou seja é pura aventura.
Este modelo vem com muita eletrônica embarcada, suspensões semi ativas, acelerador eletrônico, tela TFT com CarPlay entre outras.
A moto testada estava totalmente equipada, protetores de queda, cavalete central, top case e malas laterais em alumínio, inner bags e mala de tanque, pronta para grandes viagens.
Ela tem um porte grande, mas é muito ágil e fácil de pilotar. O modelo testado tinha o câmbio normal, e o acionamento da embreagem é por cabo e não hidráulico.
Ao dar a partida e sair nota-se o nível de qualidade do acabamento e da parte mecânica, motor vibra pouco para um 2cilindros, e à medida que se aumenta o giro a vibração praticamente desaparece.
Motor silencioso, transmissão por corrente de alto nível, quase não se escuta o barulho e não tem tranco nas acelerações e desacelerações.
O motor de 99,3 CV a 7.500 rpm empurra bem. O tanque de 24,8 litros garante boa autonomia. Os modos de pilotagem são. Touring, Urban, Gravel, Off -Road, User1 e User 2. Todos os modos são customizáveis, podendo alterar a potência do motor, a ação do ABS, controle de tração, pré-carga da mola, compreensão e retorno das suspensões dianteira e traseira, freio motor e anti Wheelie. Com todas essas opções, você vai encontrar o setup correto para cada situação. A motocicleta é ágil, o quadro é firme, não torce nas curvas, dando muita confiança na pilotagem. A proteção de vento é boa, poderia ter um para-brisa um pouco mais largo. A ergonomia é boa, vem com banco bi partido com regulagem em altura. As pedaleiras com cravo poderiam ser aquelas com a almofada de borracha onde a sola só encosta nos cravos quando se pilota em pé. A tela TFT vem opção de CarPlay, você além de parear capacetes, usa os aplicativos do celular, como o Waze e programas de mapas roteáveis como o Sygic por exemplo. Para usar o CarPlay o celular precisa estar ligado no cabo. Neste caso faz falta um compartimento para o celular. Em ritmo de teste o consumo foi de 17,3 km/l, muito bom. A Africa Twin está entre as melhores big trail com roda dianteira com aro de 21” no mercado, bem acabada, muita eletrônica embarcada, confiável, pronta para enfrentar desde o dia a dia até grandes viagens por todo tipo de terreno.