Michelin Road 5 Trail 1


Michelin Road 5 Trail

O Riding Skills divide as Big Trail em dois modelos, as que usam roda dianteira de aro de dezenove polegadas e as que usam roda de vinte e uma polegadas. Já há algum tempo alguns fabricantes de pneus tem colocado no mercado pneus mais esportivos com a opção de aro de dezenove polegadas e não apenas de dezessete polegadas, para que os proprietários deste tipo de Big Trail possam aproveitar uma pilotagem mais esportiva. Aparentemente esta opção está sendo um sucesso, já tinha visto várias motos com este tipo de pneu na Europa. Agora tenho visto aqui no Brasil vários proprietários principalmente de BMW R 1200/1250 GS usando este tipo de pneu.
O Michelin Road 5 Trail é um pneu de composto duplo (2CT) para uso no asfalto com a banda lateral praticamente slick e o centro com sulcos planejados para uma ótima aderência tanto no seco como na chuva, o composto das laterais é mais macio contribuindo para uma melhor aderência e no centro da banda o composto é um pouco mais duro para maior durabilidade. Colocamos este pneu na BMW R1250GS já que esta motocicleta faz parte das Big Trail que tem roda de aro de dezenove polegadas na dianteira. Após três mil quilômetros rodados vamos às impressões.
Para começar o pneu não ronca pois é quase slick, o composto duplo é macio, gruda muito no asfalto, dá para fazer curvas com ótima inclinação (foto) com toda segurança, você sente a moto na mão.

Ele vai muito bem na GS, não vibra e nem dá shimming, é ágil nas mudanças de direção, é bem neutro, não quer cair para dentro da curva, mas é só posicionar a moto que contorna bem, e na saída da curva dá para acelerar cedo.
Conclusão
Se você usa a motocicleta na maior parte do tempo no asfalto e gosta de aproveitar as curvas de estradas sinuosas esta é uma ótima opção.

A foto mostra o grau máximo de inclinação alcançado para cada lado,

no caso foi 49 graus para ambos os lados.


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Um pensamento em “Michelin Road 5 Trail

  • Renato

    Boa tarde,
    Analisando seu post e os dados do print do app da BMW que você postou,mostrando 48 graus de inclinação, gostaria de perguntar o seguinte: Existe um ângulo de inclinação limite nas curvas , baseado no fato que na GS1250, até onde eu sei, as pedaleiras não raspariam no chão, pois a moto tombaria antes disso acontecer? Sabe dizer se procede isso, no caso da GS1250? Esses 48 graus seriam assim como um limite de segurança para este modelo? Na GS800 a pedaleira raspa numa inclinação mais acentuada,não sei dizer quantos graus, mas sem ocasionar perda de controle da moto. Isso tudo, considerando logicamente pista seca de asfalto e pneus em bom estado, além da moto é claro.
    Agradeço se puder me esclarecer sobre o assunto.
    Abraço,