BMW F 850 GS Adventure 1


BMW F 850 GS Adventure

 

Recentemente testamos a nova BMW F 850 GS recém lançada no Brasil, agora foi a vez de testar mais um lançamento, a BMW F 850 GS Adventure.

Cedida pela revenda Caltabiano de São Paulo. A primeira vista o que se nota é o porte maior em relação a sua irmã.

O tanque de 23 litros, com curso de suspensão de 230mm na dianteira e 215mm na traseira e altura do banco em relação ao solo de 875mm mais as grandes laterais prateadas e o protetor de queda deixaram a moto maior. Pesa 244 quilos com o tanque cheio, pronta para rodar.

O modelo testado é o mais completo, tela TFT, protetor de mão, suporte das malas e suspensão semi-ativa com regulagem eletrônica na traseira (a dianteira não tem regulagem), shift assistant, sistema keyless (inclusive para abrir a tampa do tanque de combustível), e aquecedor de manoplas Só não estava presente o cavalete central e o suporte de GPS.

Ao sentar na moto a primeira coisa que se nota é o grande tanque e a altura em relação ao solo. Dando a partida e começando a rodar a sensação de grandalhona desaparece, a moto é plantada no chão devido ao maior peso na dianteira e o motor gira suave quase sem vibração. Uma coisa que já tinha notado na 1200 Adventure e também perceptível nesse modelo é a acústica, o ruído do motor é menor se comparado com a sua irmã, provavelmente devido ao grande tanque de combustível e as laterais bem maiores que cobrem parte do motor.

Na estrada o primeiro percurso de pouco mais de 100 km foi feito por estrada de mão dupla com curvas de alta velocidade intercaladas com retas. A ergonomia é quase impecável, a posição do piloto é ereta, o guidão está bem posicionado e de imediato dá para notar a ótima proteção de vento mesmo sem ter um para-brisas grande, este com regulagem em duas posições mais os defletores laterais protegem muito bem o corpo e a cabeça do piloto mesmo que você tenha 1,90m de altura.

Além de proteger bem, a bolha que não é grande não vibra nas irregularidades do asfalto, soma-se a isto o ótimo protetor de mão, desvia não só o vento mas também a chuva, mesmo pegando chuva forte não foi preciso trocar as luvas de verão pelas a prova d’agua. O único senão fica por conta das pedaleiras, com cravos e sem borracha destinadas ao puro fora de estrada que com certeza não é o caso.

Voltando a estrada, viajando com todo o conforto, proteção de vento, pouca vibração do motor, potência suficiente tornam as ultrapassagens seguras, até 170km/h ela chega rápido, depois disso fica um pouco mais difícil e atingir os 197km/h declarados no site internacional da BMW não foi possível, lá fora ela tem 95 hp e aqui 80hp declarados, estranho. Pegando estrada sinuosa, é muito fácil fazer curvas e a roda de aro com 21″ na dianteira não chega a atrapalhar, num primeiro momento nota-se a menor agilidade nas mudanças de direção e uma tendência de abrir a curva mas a medida que você vai se adaptando vai muito bem e contorna as curvas de baixa média e alta com segurança. Nas freadas fortes o longo curso da suspensão dianteira afunda sem assustar. Parte dessa agilidade deve-se ao pneu sem câmara, além do menor peso (câmera pesa), é mais seguro em caso de furo.

Aliás é a única motocicleta com aro de 21″ com pneu sem câmera disponível no mercado e ainda conta com o marcador de pressão dos pneus. É muito importante para uma boa pilotagem estar com a regulagem de suspensão e modo de pilotagem regulado para cada situação de uso.

Os modos pré-programados sem o uso do módulo codificador, são:

Dynamic, Road, Rain e Enduro. Em cada um dos modos tem uma regulagem padrão de condução, controle de tração, sensibilidade do ABS e do ASC e válvulas de compressão e retorno, que podem ser customizadas.

 

A tela TFT mostra uma série de informações além das usuais (ver matéria tela TFT), é conectiva, portanto o piloto pode parear o celular seu capacete e o do garupa, enquanto escuta música dá para atender e fazer ligações e ainda seguir o trajeto desejado, a tela não mostra o mapa mas indica e fala a direção a seguir. Com o aplicativo BMW Motorrad Connect você baixa os mapas e fica gravado uma série de informações como a rota e o track por exemplo

 

Conclusão

 

A BMW F 850 Adventure é uma opção para quem quer ter uma big trail com uma proposta um pouco mais aventureira, enfrentar qualquer caminho e fazer grandes viagens, com um ótimo custo benefício. É completa, à exceção do cavalete central e suporte do GPS que na moto testada não estava disponível (mas existe como acessório). É só colocar as malas e partir. As concorrente diretas são a Honda África Twin 1000 e a Triumph 800 CXC.

TECHNICAL DATA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Engine

Type Liquid cooled, 4-stroke parallel twin engine, four valves per cylinder, double overhead camshafts, dry sump lubrication
Bore x stroke 84 mm x 77 mm
Capacity 853 cc
Rated output 80 hp (58 kW) at 6,250 rpm
Max. torque 63 lb-ft (86 Nm) at 6,250 rpm
Compression ratio 12.7 : 1
Mixture control / engine management Electronic fuel injection
Emission control Closed-loop 3-way catalytic converter, emission standard EU-4

 

 

Performance / fuel consumption

Maximum speed 125 mph
Fuel consumption 57 mpg (WMTC)
Fuel type Premium Unleaded

 

 

Electrical system

Alternator Three-phase 416 W generator
Battery 12 V / 10 Ah, maintenance-free

 

 

Power transmission

Clutch Multi-plate wet clutch, mechanically operated
Gearbox Constant-mesh 6-speed gearbox with straight cut gears
Drive Chain drive

 

 

Chassis / brakes

Frame Tubular steel space frame , load bearing engine
Front wheel location / suspension Upside-down telescopic fork, Ø 43 mm
Rear wheel location / suspension Cast aluminum 2-sided swing arm, WAD strut (travel related damping), spring pre-load hydraulically adjustable (continuously variable) at handwheel, rebound damping adjustable
Suspension travel front / rear 9.1″ / 8.5″ (230 mm / 215 mm)
Wheelbase 62.7″ (1593 mm)
Castor 4.9″ (125 mm)
Steering head angle 62°
Wheels Wire spoke wheels
Rim, front 2.15 x 21″
Rim, rear 4.25 x 17″
Tires, front 90/90 – 21 54V
Tires, rear 150/70 – 17 69V
Brake, front Dual floating disc brakes, dual-piston floating calipers, diameter 305 mm
Brake, rear Single disc brake, diameter 265 mm, single-piston floating caliper
ABS BMW Motorrad ABS (can be switched off)

 

 

Dimensions / weights

Length 90.6″ (2,300 mm)
Width (incl. mirrors) 37″ (939 mm)
Height (excl. mirrors) 56.6″ (1,437 mm)
Seat height, unladen weight Standard Seat: 34.4″
Inner leg curve, unladen weight Standard Seat: 76.8″
Unladen weight, road ready, fully fueled 538 lbs (244 kg) 1) 1)
Permitted total weight 1,003 lbs (455 kg)
Payload (with standard equipment) 465 lbs (211 kg)
Usable tank volume 6.1 gal (23 l)
Reserve Approx. 0.9 gal (3.5 l)

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