Três considerações importantes sobre a
BMW R 1250 GS
Depois de rodar doze mil quilômetros com a GS1250, e de já ter publicado várias matérias sobre este modelo e sobre o modelo Adventure, vamos sintetizar o que de relevante a big trail mais vendida no mundo traz.
Motor
O motor com comando de válvulas varável é sem dúvida o item mais relevante. Este motor gera 11HP a mais, é mais silencioso de um modo geral, a exceção quando se acelera forte a partir de baixas rotações, em função do sistema que atua na abertura das válvulas. Ele tem um torque bem superior ao do modelo anterior de 1200 cc, ou seja, despacha o modelo anterior nas arrancadas e reaceleraçoes principalmente a partir de 120km/h, e depois estabiliza, mantendo uma velocidade final semelhante. Outro fator a ser comentado, na 1200 a velocidade de cruzeiro onde o motor vibra menos se situa nos 5250 rpm, já na 1250 há mais de uma rotação onde o motor vibra pouco, nos 5250 e nos 4000rpm. No que diz respeito ao consumo, até os 4000 rpm ela é mais econômica que a 1200, mas acima dessa rotação quanto mais se sobe o giro o consumo vai se distanciando, mostrando ser um pouco beberrona. Andando num ritmo a 5500/6000 rpm o consumo é de aproximadamente 2km/l a mais.
Suspensões
Outro item relevante refere-se ao setup das suspensões, a fábrica resolveu tornar a moto mais macia, talvez pensando nas grandes viagens, porém para uma pilotagem mais esportiva ficou um pouco prejudicado, principalmente na nossa péssima pavimentação, que mesmo as estradas sem buracos tem muita ondulação, de forma que apesar de as suspensões serem semi-ativas ( se ajustam de acordo com as irregularidades), praticamente só se usa a suspensão no modo Dynamic , no modo Road só mesmo andando devagar e o modo Rain na chuva. Já tinha comentado em matérias anteriores que a pré-carga da mola também deixa a desejar, pois os modos mínimo e máximo praticamente não são utilizados e o automático deixa a desejar em algumas situações, sendo acentuado nas ondulações, deveria haver mais opções de regulagem da pré -carga, ou seja, deixaram o motociclista mais exigente sentindo falta de mais opções de regulagem no setup das suspensões, como a concorrência vem fazendo.
Informações
Outro item que não posso deixar de comentar é o fato de terem abolido o consumo instantâneo na tela TFT, este item faz falta principalmente em viagens onde há distâncias grandes entre postos de abastecimentos , comum nos países da América do Sul, o consumo médio mostra o passado e como em função de alterações climáticas como vento por exemplo altera muito o consumo, a melhor forma de calcular o consumo é se baseando no instantâneo. A tela TFT traz uma infinidade de informações, até a hora de dar uma parada para descanso, e deixaram uma informação tão importante como esta, de fora. O aplicativo BMW motorrad connect (leia matéria) é muito útil e traz informações que não estão disponíveis na tela TFT, como o tracking, a inclinação, a força G na aceleração e na frenagem.